Aula Aberta
quinta-feira, setembro 22, 2005
  Elementos a reter sobre ANTERO
Intervenção social e cultural

Geração de 70 – Antero tornou-se o guia intelectual dos estudantes de Coimbra por volta de 1870.

Questão Coimbrã ou Do Bom gosto e Bom Senso – Antero foi o polémico defensor da Ideia Nova e da Nova Arte contra as imposições da escola do ultra-romântica chefiada por Castilho.
Conferências do Casino - Foi ele o mentor destas conferências, onde o país discutiu os temas mais prementes do seu tempo. Aí revelou-se o político e o ideólogo iconoclasta que via na revolução a saída para a crise da Pátria. Seguidor de Proudhon e Michelet, apontava, então, a via da revolução socialista como meio de ultrapassar a situação precária do país.
Obra
Raios de Extinta Luz: obra de temática sobretudo romântica, onde predominam os temas de amor e filosóficos, na linha do niilismo e do pampsiquismo. A maior parte dos textos desta obra, reunida por Teófilo Braga, pertencem à sua juventude.

Primaveras Românticas – engloba poemas da sua juventude e que andam à volta da paixão amorosa. Aí tratam do amor platonizante e petrarquista, ou do amor como tranquilizante, enquanto abandono após o cansaço. A mulher amada sugere sempre o colo materno onde, autêntica criança, procura o descanso.

Odes Modernas - estiveram na base da Questão Coimbrã, engloba os poemas que reflectem a fase poética que via na arte uma forma de fazer o apostolado social. A arte poética estava ao serviço da evolução e, consequentemente, da revolução. Aqui revelam-se as influências de Hegel, Prodhoun, Vitor Hugo, Lamartine e outros. Esta era uma obra que pretendia ser uma reacção contra o romantismo. Adopta o conceito de arte ao serviço de um ideal, com uma função social importante: a revolução e o progresso.
Temas: panteísmo evolucionista, o sentido da história, a «Ideia», um certo anarquismo, a actualidade internacional.

Sonetos Completos - que o autor dividiu em cinco fases: 1) crise religiosa da adolescência, 2) infelicidades amorosas, 3) apostolado social, 4) fase da dúvida e do pessimismo, 5) a fase de aspiração ao nirvana búdico.

António Sérgio organizou os sonetos nas seguintes fases: 1) A expressão lírica do amor paixão; 2) O apostolado social; 3) O pessimismo; 4) O desejo de evasão; 5) A morte; 6) O pensamento de Deus; 7) A metafísica; 8) A voz interior e o amor puro e sempiterno.

Alguns temas recorrentes:
A mulher idealizada, a mulher/mãe, o sonho, a atracção pelo nada, pela noite, pela morte, o idealismo panteísta.

Recursos expressivos dominantes: a metáfora, a imagem, a antítese, a interrogação retórica, a alegoria, a tendência para a exclamação, as formas alegóricas – maiusculação de nomes comuns, como a Noite, a Razão, a Ideia, a Morte, o Nada...
 
Comentários:
Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial
Este espaço destina-se a professores e alunos do ensino secundário da disciplina de Português (Língua Portuguesa)da ES da Póvoa de Lanhoso. A intenção é proporcionar um espaço de interacção, e uma outra estratégia para apoiar os alunos.

Arquivos
setembro 2005 / outubro 2005 / novembro 2005 / dezembro 2005 / janeiro 2006 / fevereiro 2006 / março 2006 / junho 2006 / setembro 2006 / outubro 2006 / novembro 2006 / dezembro 2006 / abril 2008 / outubro 2008 / novembro 2008 / dezembro 2008 /


Powered by Blogger

Subscrever
Mensagens [Atom]