Aula Aberta
quarta-feira, outubro 12, 2005
  Teste de Português B 12.º Ano
Teste de Português - B 12.º Ano
Ano Lectivo: 2002-2003

I
Lê atentamente o texto que se segue:
TEXTO

A criança que fui chora na estrada.
Deixei-a ali quando vim ser quem sou;
Mas hoje, vendo que o que sou é nada,
Quero ir buscar quem fui onde ficou.

Ah, como hei-de encontrá-lo ? Quem errou
A vinda tem a regressão errada.
Já não sei de onde vim nem onde estou.
De o não saber, minha alma está parada.

Se ao menos atingir neste lugar
Um alto monte, de onde possa enfim
O que esqueci, olhando-o, relembrar,

Na ausência, ao menos saberei de mim,
E, ao ver-me tal qual fui ao longe, achar
Em mim um pouco de quando era assim.

Fernando Pessoa, Poesia II (Europa-América)

1. No poema o assunto estrutura-se de acordo com uma oposição temporal.
1.1. Explicita-a.

1.2. Identifica as formas verbais que sustentam essa oposição.

2. O eu poético manifesta no momento em que escreve um determinado estado de espírito.
2.1. Descreve-o e justifica-o.

3. Comenta o sentido dos versos:
«A criança que fui chora na estrada. Deixei-a ali quando vim ser quem sou...»

4. Divide o poema em partes lógicas, justificando-as.

5. Indica o tema tratado nesta composição e relaciona-o com as temáticas mais recorrentes da poesia pessoana.

6. Descreve a estrutura formal do poema.

7. Identifica três recursos estilísticos no poema, explicitando o seu valor expressivo.
 
Comentários:
Muito bem prof...este blog vai dar cá um jeito. :D
Obrigado por esta página milagrosa.
Ângelo.
 
Mt obrigado prof, por dispor deste material na sua pagina...vai dar mt jeito...Brigada..
Rafael
 
Uma excelente iniciativa setor...
Ruthiel
 
méxi, pofexor
:)

beijiiiiiiiiiiiiiiiiiinhos
poxo copiar?
 
Professor se não se importar podia-me dar a correcção das perguntas sff ? agradecia era entretanto, pois tenho o teste amanha .

Comprimentos ***
 
Podia-me da as respostas! fiz um teste que saiu este poema e gostaria de comparar algumas respostas ás minhas. Obrigado pela atenção.
 
pode-me enviar as respostas deste teste! obrigada
 
Olá fiz este teste ,para treinar para o meu, não se importa de me enviar resolução para que possa corrigir as minhas respostas?

Obrigado
 
podia-me mandar a resolução por favor :)
 
CHUPAMOS
 
Podia-me enviar também as respostas a mim, sff :)
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial
Este espaço destina-se a professores e alunos do ensino secundário da disciplina de Português (Língua Portuguesa)da ES da Póvoa de Lanhoso. A intenção é proporcionar um espaço de interacção, e uma outra estratégia para apoiar os alunos.

Arquivos
setembro 2005 / outubro 2005 / novembro 2005 / dezembro 2005 / janeiro 2006 / fevereiro 2006 / março 2006 / junho 2006 / setembro 2006 / outubro 2006 / novembro 2006 / dezembro 2006 / abril 2008 / outubro 2008 / novembro 2008 / dezembro 2008 /


Powered by Blogger

Subscrever
Mensagens [Atom]