Aula Aberta
segunda-feira, abril 14, 2008
  Exercício de ortografia
Testa a tua competência linguística na ortografia da língua portuguesa. Basta clicar aqui.
 
quinta-feira, abril 03, 2008
  Questões sobre Os Maias

Capítulo IV


1.Carlos, ultrapassada a dificuldade do exame de acesso à Universidade, começa a frequentar um curso. Qual?
2. Como se revelou em Carlos a inclinação para esse curso?
3. Carlos ganha em Coimbra uma nova amizade. De quem se trata?
4. Como ficou conhecida a casa onde Carlos se instalou, quem lhe deu tal nome e por que razão?
5. Aparece neste capítulo a referência aos «dandies» (p. 89). A que tipo de personagens se refere o autor?
6. João da Ega diz, a respeito de Carlos (p. 90), que ele «tinha nas veias o veneno do diletantismo». O que significa esse vocábulo? Podemos considerar esta afirmação como um indício?
7. Como é caracterizada a personagem João da Ega (vd. P.92)?
8. Que elementos neste capítulo contribuem para realçar o efeito da passagem do tempo nas personagens?
9. Carlos inicia neste capítulo a sua carreira de conquistador. Em que tipo de ligações amorosas se envolve esta personagem? Como se explicam?
10. Carlos concluiu, por fim, o seu curso. O que faz de imediato e quais são os seus projectos?
Para montar um laboratório Carlos conta com o senhor «Vicente», mestre-de-obras. Além dos pormenores das obras, de que outros assuntos falavam? Qual a linha política do senhor Vicente? E a de Carlos?
11. Que indícios nos são dados neste capítulo (p.103) sobre o futuro profissional de Carlos da Maia?
12. João da Ega mantém uma relação com uma «madame» da fina sociedade lisboeta. De quem se trata?
13. Fala-se neste capítulo dos serões no Ramalhete. Que personagens neles participavam? Qual a importância destes serões para a caracterização do espaço social d’Os Maias?
14. Ega fala a Carlos de «Craft». Quem é esta personagem?
15. Ega confessa que vai publicar um livro. De que matéria constaria e qual o seu título?


Capítulo V

1.Carlos teve, enfim, a sua primeira doente. Quem era?
2. Qual o principal passatempo de Afonso e de seus amigos, na sua casa do Ramalhete?
3. Steinbroken apresenta alguns tiques característicos na sua linguagem. Exemplifique alguns deles.
4. A personagem Vilaça trava uma conversa com Eusebiozinho. Qual o tema dessa conversa?
5. Aparece neste capítulo uma nova personagem «Dâmaso Salcede». Sendo um figurante destacável do espaço social d’Os Maias, que personagem «tipo» representa?
6. Neste capítulo (p. 135), diz João da Ega a Carlos: «Então, decidido! Terça-feira vou-te buscar ao Ramalhete, e vamo-nos «gouvarinhar». Eça utiliza aqui um processo muito seu de tornar a linguagem mais expressiva. Comente o sentido do verbo colocado entre parênteses.
7. Que tipo de relação existe entre Carlos e a personagem a quem ele chama «Tista (p.137)»?
8. Para além do serviço doméstico, a criadagem desempenhava ainda outras funções. Da conversa entre Baptista e Carlos o que se pode concluir acerca disso?
9. No final do capítulo, uma mulher interessa-se por Carlos, de quem se trata?
 
  Questões Cap. III d'Os Maias

Capítulo III


1. Que personagem visita Afonso na sua quinta do Douro?
2. Quem são os amigos de Carlos?
3. O narrador prescinde de uma focalização omnisciente na abordagem da educação de Carlos e toma a perspectiva de uma personagem. Qual?
4. Afonso, para educar o neto, recusou a contribuição de um amigo da família. Quem? Porquê?
5. Qual o modelo de educação seguido por Afonso para o seu neto Carlos?
6. Quais as motivações de Afonso para tomar essa opção?
7. De que elementos era constituído aquele método educativo?
8. Quem era Mr. Brown e qual a sua função nesta sequência d’ Os Maias.
9. Como é que os amigos da família viam a educação que Afonso dava ao neto?
10. Na primeira parte do cap.III, outra personagem é objecto de relevo em contraponto com Carlos – Eusebiozinho. Em que consistia o método educativo seguido nesta personagem?
11. Que capacidades da criança eram exercitadas?
12. Qual o resultado concreto desse modelo de educação?
13. Dois acontecimentos tristes são referidos no final deste capítulo. Explique-os.
14. Uma elipse explícita aparece quase no final do cap.III. Refira-a.
15. O que acontece a Carlos no final do capítulo?
16. Que curso pensa Afonso que o neto vai tirar?
17. Isso ir-se-á concretizar?
 
  Questionários sobre Os Maias

Neste espaço serão colocadas questões que facilitarão a compreensão e a interpretação numa primeira leitura do grande romance de Eça de Queirós, Os Maias.


Desafiamos-te a dares as tuas respostas nos comentários.

Capítulo I

1. Indica as referências de tempo e de espaço fundamentais do início do capítulo I.
2. Caracteriza Afonso da Maia (traços físicos e psicológicos).
3. O que motivou a reacção hostil de Caetano da Maia em relação a Afonso?
4. Que destino tomou Afonso para fugir aos adeptos do absolutismo?
5. Que influências Afonso recebeu do país que o acolheu no seu exílio?
6. Quem era Eduarda Runa?
7. Que traços físicos e psicológicos a caracterizavam?
8. Qual o tipo de educação a que foi submetido Pedro da Maia?
9. Como reagiu Afonso da Maia perante esse método educativo?
10. Que motivos levavam D. Eduarda Runa a sentir tanta aversão pela Inglaterra?
11. Depois do regresso a Lisboa, a doença vitimou Eduarda Runa. Como reagiu perante tal facto Pedro da Maia?
12. Que mulher conseguiu captar a atenção de Pedro da Maia?
13. Pedro quis casar, como reagiu o seu pai e porquê?
14. Que expressões têm valor indicial de tragédia?

Capítulo II

1. Quais são os elementos românticos da ligação entre Pedro e Maria Monforte?
2. Como é a relação entre o pai Afonso da Maia e seu filho Pedro, depois o casamento?
3. Depois do nascimento da filha e do filho Carlos, o que pensa fazer Pedro da Maia?
4. O que terá influenciado Maria Monforte a dar ao seu filho o nome de Eduardo da Maia?
5. Como é que Tancredo entrou nas vidas do Maias?
6. Qual a importância de Tancredo na intriga secundária?
7. O que terá levado Maria Monforte a fugir com Tancredo.
8. Como é que se pode explicar o suicídio de Pedro da Maia?
9. Qual o destino dos Maias, após a morte de Pedro?
 
Este espaço destina-se a professores e alunos do ensino secundário da disciplina de Português (Língua Portuguesa)da ES da Póvoa de Lanhoso. A intenção é proporcionar um espaço de interacção, e uma outra estratégia para apoiar os alunos.

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